O que é Disfagia e o que fazer?
Disfagia
A disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimentos, líquidos e saliva. Pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos, podendo trazer sérias consequências à saúde.
Essas alterações em decorrência do envelhecimento natural podem ocorrer devido as mudanças nas estruturas envolvidas na deglutição (lábios, língua, bochechas, etc.). Além do envelhecimento das estruturas, o AVC (derrame), doenças neurológicas como Parkinson, Alzheimer, distrofias musculares e câncer de cabeça e pescoço podem causar a disfagia. Pode ainda surgir devido a próteses dentárias mal adaptadas, refluxo gastroesofágico grave e após longos períodos de intubação.
É necessário o entendimento de que a disfagia além de provocar problemas emocionais e isolamento social, causa problemas sérios como desidratação, desnutrição e pneumonia, além do risco de morte por asfixia (entrada de alimento/saliva/líquido nos pulmões).
Ao suspeitar de disfagia, procure um Fonoaudiólogo para uma avaliação.
O que fazer ao perceber os sintomas de Disfagia?
As alterações da deglutição, devem ser diagnosticadas e tratadas conjuntamente por médicos, enfermeiros, nutricionistas e,
FUNDAMENTALMENTE FONOAUDIÓLOGOS,
que são os profissionais aptos ao trabalho específico da função.
Se você perceber que uma pessoa apresenta dificuldade ao engolir, sensação de algo parado na garganta, tosses ou engasgos frequentes causados por alimentos ou pela saliva, notar cansaço, febre, rouquidão ou restos de comida na boca após a alimentação, cuidado!
Você pode estar diante de um quadro de DISFAGIA.
Disfagia tem prevenção e tratamento
Consulte um Fonoaudiólogo e cuide melhor da sua saúde e de quem você ama.
Complexidade da deglutição
A deglutição é um processo complexo que depende da integridade de várias estruturas físicas e tem como objetivo o transporte dos alimentos da cavidade oral ao estômago sem penetração nas vias aéreas / pulmões.
Para você ter uma idéia, são envolvidos mais de 30 pares de músculos, um extenso aparato osteocartilaginoso e vários nervos cranianos que carregam as entradas sensoriais de estruturas e trazem as saídas para uma resposta motora orofaríngea adequada.
A deglutição é coordenada por uma extensa rede neural que incorpora estruturas corticais, subcorticais e do tronco cerebral.
Qualquer alteração que prejudique a segurança e eficiência da deglutição é classificada como disfagia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde dentro dos sintomas relacionados ao aparelho digestivo.